Imprimir

Imprimir Notícia

29/06/2021 às 14:25

Reeducandos plantam mudas de abacaxis

Leiagora

Visando à capacitação para o cultivo e a oportunidade do trabalho no campo, a Penitenciária DR. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), tem desenvolvido junto aos reeducandos o plantio de 18 mil mudas de abacaxis. A atividade é viabilizada por meio do projeto Semear, em parceria com o Conselho da Comunidade de Sinop (CCS), Poder Judiciário de Mato Grosso e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop.

O trabalho é realizado por um grupo de seis reeducandos, que desenvolvem diariamente tarefas como: preparação de solo, adubação, plantio, irrigação, limpeza e colheita. Além disso, quatro recuperandos aguardam autorização da Justiça para atuar na produção. O cultivo é realizado no entorno da unidade, que conta com uma área de um hectare (10.000m²).

Todo o fruto da colheita é destinado ao comércio local. Os recursos angariados com a venda são divididos entre os recuperandos e a manutenção do projeto Semear. A meta é chegar ao plantio de 25 mil mudas de abacaxi nos próximos meses.

A cada três dias trabalhados, é descontado um dia da pena da pessoa privada de liberdade. Os trabalhos no campo são diários, das 6h às 16h, respeitando os intervalos para almoço e descanso.  

 
 
 Imprimir