Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/2021 às 09:50 | Atualizada: 01/07/2021 às 13:39

Três vereadores disputam vaga deixada por Renivaldo na Mesa Diretora

Alline Marques

A Câmara de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (1º) uma eleição para definir o novo integrante da Mesa Diretora que irá ocupar a vaga deixada pelo vereador Renivaldo Nascimento (PSDB). O tucano deixou o quadro do Legislativo para comandar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com isso, o cargo ocupado por ele ficou vago, sendo necessário um novo pleito para definição do substituto. 

O parlamentar tucano respondia pela primeira vice-presidência. Nos bastidores, ao menos três vereadores se articulam para disputar a eleição interna: Lilo Pinheiro (PDT), Diego Guimarães (Cidadania) e Pastor Jefferson (PSD). Eduardo Magalhães (Republicanos) chegou a colocar o nome, mas recuou. 

Ambos estão em busca do apoio de seus colegas de parlamento para passarem a fazer parte da Mesa Diretora. Ao que parece, o parlamentar pedetista está saindo na frente nessa corrida, por conta de seu poder de articulação, uma vez que está no seu terceiro mandato de vereador.

A eleição suplementar para cargos da Mesa Diretora em caso de licença está prevista no Regimento Interno da Casa de Leis. Conforme o artigo 27 da legislação interna, contudo, “no caso de licença de vereador membro da Mesa Diretora, o eleito ocupará o cargo vago somente no período em que perdurar a licença”.

Ou seja, caso Renivaldo retorne ao Parlamento Municipal antes do final do próximo ano, que é quando acaba o biênio da atual administração, o vereador eleito para ocupar o seu lugar na Mesa Diretora deve deixar o cargo.
 
 Imprimir