Imprimir

Imprimir Notícia

11/07/2021 às 17:39 | Atualizada: 11/07/2021 às 17:50

Estudante de MT é selecionado para o programa Jovens Embaixadores 2021

Paulo Henrique Fanaia

O adolescente Murilo Damin Cechetti, de 17 anos, morador de Ipiranga do Norte (a 438km de Cuiabá), foi escolhido para representar Mato Grosso no programa Jovens Embaixadores 2021, organizado pelo Departamento de Estado dos Estado Unidos e coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América, no Brasil. Durante o programa, Murilo terá a oportunidade de conhecer a cultura americana e também terá o apoio de empreendedores para que possa desenvolver um projeto que agregue à comunidade local.
 
O programa existe desde 2002 e tem como colaboradores o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos (BNC) e empresas privadas. O principal objetivo é estimular o intercâmbio de culturas entre os jovens do continente americano. Os participantes têm a oportunidade de passar um mês nos Estados Unidos realizando workshops e cursos nas mais diversas áreas como liderança, cultura e comunicação.
 
Em virtude da pandemia de covid-19, este ano o projeto acontece de maneira virtual durante os meses de junho, julho e agosto e vai reunir participantes do Brasil, Chile, Argentina e Estados Unidos. Os 33 jovens embaixadores brasileiros selecionados receberam kits com livros, camisetas, apostilas e um notebook para auxiliar durante os cursos.
 
Filho de uma professora e de um agricultor rural, Murilo é estudante da Escola Estadual André Antônio Maggi e presidente do grêmio estudantil Grito do Ipiranga, em Ipiranga do Norte.
 
Em conversa com o Leiagora, o adolescente conta que sempre foi apaixonado pela cultura norte americana e o sonho de estudar fora é antigo. O incentivo aos estudos veio de casa. O pai e a mãe sempre apoiaram os filhos a estudar e conhecer novas culturas.
 
Murilo conta que conheceu o programa há dois anos atrás quando o projeto foi divulgado na escola, mas na época não tinha alguns requisitos necessários para se inscrever. Desde então, ele passou a estudar a língua inglesa por conta própria assistindo filmes, séries, ouvindo músicas, estudando a gramática americana e também interagindo com estudantes nativo americanos e também com brasileiros que compartilhavam os mesmos objetivos. Isso ajudou Murilo a melhorar o inglês à um nível de fluência.
 
A vontade de fazer intercambio não ficou apenas centrada em si mesmo. Com a ajuda de amigos virtuais de outros estados do Brasil, Murilo ajudou a criar o projeto virtual “Us No Filter”, uma página do Instagram em que estudantes trocam experiências sobre intercâmbio e estudos da língua estrangeira.
 
Esse projeto ajudou o adolescente na hora de se inscrever para os Jovens Embaixadores. Durante a seleção, dividida em sete fases com provas escritas, orais e de visita em casa, Murilo superou mais de 10 mil concorrentes de todo o país.
 
Para ele, o programa é uma oportunidade para colocar em prática projetos que contribuam no crescimento da comunidade em que vive. “Acredito que o programa vai me ajudar a me conectar com pessoas que já participaram de outros projetos. Vai me ajudar também no crescimento pessoal para o empreendedorismo e liderança”, diz ele.
 
Murilo sonha em seguir ajudando outros estudantes que tem o mesmo sonho que ele: “quero incentivar outras pessoas a seguirem esse caminho da educação, porque ela é tudo na vida”.
 
 Imprimir