Imprimir

Imprimir Notícia

09/07/2021 às 14:44 | Atualizada: 09/07/2021 às 19:35

Ministro garante que Bolsonaro vai autorizar produção de vacina em laboratório do agro

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Eduarda Fernandes

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que o presidente Jair Bolsonaro irá sancionar o projeto de lei de autoria do senador Wellington Fagundes (PL), o qual prevê a produção de vacinas contra a covid-19 em laboratórios do agro, no Brasil.

O integrante do primeiro escalão da República, inclusive, afirma que já há um acordo para sobre a troca de tecnologia com empresa brasileira. “O Brasil já está envasando vacinas com Ifa originário da China. Já fizemos um acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca com a Fiocruz, e em breve produziremos a vacina com IFA nacional”, revelou.

Ele explica que a produção de vacinas em território nacional só é possível devido ao cuidado com o rebanho. Isso porque, os parques de vacinação animal serão utilizados como sede para a fabricação. “Como vocês sabem, Mato Grosso é um exemplo, o Brasil é um sucesso no agronegócio, e muito se deve ao cuidado que teve com a condição sanitária do seu rebanho. Vamos ser considerado um país livre de aftosa sem vacinação, portanto, esses grandes parques podem, ser usados para produção de vacina contra covid-19”, completou.

Na prática, o referido projeto de lei permite a produção de vacinas contra a covid-19 em fábricas de imunizantes de uso veterinário. A autorização e a fiscalização caberão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A intenção da proposta é facilitar e estimular a utilização dessas plantas industriais para ampliar no país a oferta de doses de vacina e acelerar o processo de imunização da população, inclusive por meio da produção 100% nacional de matéria-prima para imunizantes (IFA).
 
 Imprimir