Imprimir

Imprimir Notícia

13/07/2021 às 14:30

Secretário de Educação garante retorno das aulas presenciais em agosto em MT

Kamila Arruda

O ensino público estadual retoma as aulas presenciais no próximo dia 3. A data foi confirmada pelo Secretário de Educação de Mato Grosso Alan Porto, que afirma que o retorno se dará de forma híbrida, respeitando todas as normas de biosegurança.

O integrante do primeiro escalão estadual garante que a Secretaria de Educação e o Governo do Estado estão preparados para garantir a voltas às aulas, ofertando total segurança aos profissionais da educação e aos alunos.

Porto lembra que 47 municípios e todas as unidades particulares de ensino já retomaram suas atividades. “A orientação do governador Mauro Mendes em reuniões que nós tivemos dias atrás, é que nós demos sequência nesse planejamento e o retorno está previsto para 3 de agosto. A gente está bem seguro dessa decisão, entendemos que e o momento d voltar, precisamos voltar, temos que voltar. Estamos falando de um ano e meio de escolas fechadas”, enfatizou o secretário em entrevista à Rádio Capital na manhã desta terça-feira (13).

Porto afirma que o Executivo vem se estruturando para retomar as suas atividades presenciais desde o final do ano passado, e cita uma série de ações promovidas pela pasta. Ele cita, inclusive, que os planos da Secretaria era garantir a voltas às aulas em fevereiro, o que foi adiado diante do aumento da proliferação do coronavírus na ocasião.

“Isso aconteceu em Mato Grosso e praticamente no Brasil inteiro. E nesse período fomos preparando as unidades escolares. O governador anunciou o aumento no recurso do PDE de 47%, esse é o recurso que vai direto para a escola. Teve aumento também do valor do recurso descentralizado para manutenção preventiva e corretiva, trabalhamos para chegar apostilas para todos os alunos, independente se ele tem internet ou não. Foram várias ações que aconteceram. O governo nesses seis meses preparou as unidades e agora estamos preparados para dar o próximo passo. Agora em agosto, na volta do recesso escolar nossa previsão e retornar as atividades presenciais com 50% de funcionamento dentro da sala de aula”, completou.
 
 Imprimir