Imprimir

Imprimir Notícia

16/07/2021 às 11:20 | Atualizada: 16/07/2021 às 11:35

Secretaria de Saúde ainda não sabe se variante colombiana infectou mato-grossenses

Da Redação - Luzia Araújo / Reportagem local - Kamila Arruda

Após quatro dias da confirmação de uma nova variante do coronavírus B.1.216  em Cuiabá, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda não sabe se o vírus infectou algum mato-grossense. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, uma investigação está sendo feita para confirmar se houve ou não a infecção de alguma pessoa do Estado.

Até o momento, a única confirmação de contaminado foi de um membro da comissão da seleção colombiana, segundo o secretário. “Toda a notificação de uma suspeita de uma nova cepa é obrigatória, existe legislação para isto. A partir daí se começa a fazer a investigação, passando a rastrear os possíveis contactantes com este caso. É o que está acontecendo no caso desta variante”.

Gilberto completou dizendo que a cepa colombiana não é uma das variantes mais graves e que ela é mais uma que está circulando no país. 

“Já existem mais de mil variantes identificadas no mundo. Então, esta é mais uma. Não vai ser a última. Não existe nenhuma comprovação de que está se alastrando, que ela seja neste momento a mais letal que as demais, porém toda notificação é importante de ser observada”. 

Entenda o caso

Integrantes das seleções da Colômbia e Equador, que jogaram em Cuiabá pela Copa América, em junho, carregavam a variante B.1.216 da covid-19, até então inédita em território brasileiro. 

Os dois integrantes foram isolados e monitorados pela equipe médica das delegações. Os pacientes se mantiveram isolados em quartos individuais do hotel e, durante toda a permanência em Cuiabá, ficaram assintomáticos. Após a quarentena, os mesmos receberam atestados que os liberaram para retorno ao país de origem.
 
 Imprimir