Imprimir

Imprimir Notícia

19/07/2021 às 20:27 | Atualizada: 19/07/2021 às 20:29

Aulas presenciais em VG retornam no próximo mês

Leiagora

As aulas presenciais em Várzea Grande retornam no próximo dia 2 de agosto. A decisão foi tomada nesta semana após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do município, do qual o secretário de Educação Silvio Fidelis é o presidente.

A medida leva em consideração a drástica redução no número de casos de covid-19 no município, associada a vacinação dos profissionais da educação, e também os estudos que apontam para menor incidência de doenças em crianças e adolescentes.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer encaminhou às unidades de ensino da rede municipal o Plano Estratégico para Retorno das Atividades Escolares. 

O plano dispõe sobre as Normas Orientativas para a implantação do ensino híbrido (regime presencial e remoto) nas unidades de ensino, e ainda dispõe sobre o funcionamento e o desenvolvimento de atividades administrativas e educativas nas escolas para o início gradual das aulas, respeitando as orientações dos órgãos oficiais de saúde na prevenção à covid-19.

De acordo com o Plano, o retorno das atividades escolares será de forma escalonada, com rodízio semanal, conforme o calendário escolar. O regime de escalonamento deve ser organizado, após a autorização familiar, através do levantamento junto às famílias, gerando assim, o grupo autorizado a frequentar presencialmente as aulas. 

Os grupos serão formados através de rodízio, no qual 50% dos alunos estarão com participação presencial e os outros 50% com participação remota.

Os alunos, cujas famílias não autorizarem o retorno presencial, serão atendidos somente de forma on-line (remotamente) ou através de material apostilado, conforme cronograma da Unidade Escolar.

O plano também destaca algumas recomendações específicas para o retorno dos alunos da educação infantil, dos alunos com necessidades educacionais especiais e dos alunos da educação escolar do campo.

O secretário Silvio Fidelis explica que o Plano Estratégico tem como base legal diferentes documentos, como Leis, Portarias, Decretos, Resoluções e Diretrizes. O Plano também está em consonância com a Cartilha do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) sobre os cuidados que devem ser tomados na volta às aulas presenciais.

Conforme a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o ano de 2020 foi atípico em razão da pandemia causada pela Covid-19, desafiando o sistema educacional a se reinventar e acelerar algumas mudanças que estavam em curso, como, por exemplo, a adoção da metodologia ativa, a utilização de recursos tecnológicos e a adoção do ensino a distância como ferramenta necessária ao processo de ensino e aprendizagem.

“A unidade escolar deverá elaborar um plano estratégico de retorno às aulas que esteja em consonância com o orientativo, porém atendendo a sua realidade escolar. Esse retorno deverá ocorrer de forma gradual, com a segurança sanitária que propicie um ambiente saudável e com o menor risco possível para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar”, informa a superintendente.

Entre as medidas de prevenção e proteção que devem ser adotadas nos retorno das aulas estão a o uso obrigatório de máscara por todos os alunos e profissionais da educação; aferição da temperatura de servidores, alunos e colaboradores na entrada da escola; disponibilização de álcool em gel 70% nas salas de aula; fazer o intervalo para o lanche escolar de forma escalonada e higienizar as mesas antes e após o lanche; manter em sala de aula o distanciamento entre as carteiras; entre outros.

Quanto ao transporte escolar, deverá funcionar com 50% de sua capacidade de lotação; todos os alunos devem ter a temperatura aferida na entrada dos ônibus; todos deverão usar máscara, obrigatoriamente; disponibilizar recipiente com álcool em gel 70% para higienização das mãos durante o percurso, entre outras medidas.
 
 Imprimir