Imprimir

Imprimir Notícia

21/07/2021 às 07:30

Prefeitos de cidades do agro alegam que ferrovia vai trazer mais riquezas para MT

Da redação Débora Siqueira / Reportagem local Angélica Callejas

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Cidadania), destaca que a chegada dos trilhos da ferrovia no município, previsto para 2028 vai dar um salto no desenvolvimento e gerar mais investimentos, renda e empregos, no campo e na cidade.

“É um momento muito importante e vai representar mais investimentos em área de plantio. Todos ganham! O setor produtivo melhora a competitividade. Nós já somos o maior produtor de grãos do Brasil, mas estamos longe dos portos e dos centros de consumo. As ferrovias são importantes para a nossa logística. Além da Ferronorte, precisamos também da Fico e da Ferrogrão”, destacou o prefeito.

Já o prefeito de Primavera do Leste, Leo Bertolin (MDB), destacou que Mato Grosso não tem outra forma de ser competitivo se não for apostando na melhora da logística. “Essa ferrovia estadual vai ter impacto direto em Primavera do Leste e vamos poder fazer a ligação dos produtos que são os nossos três pilares: agricultura, indústria e as grandes âncoras do comércio. Será um marco de desenvolvimento regional e nos próximos 10 anos talvez sejamos o 4º ou 5º PIB do país”.  

Para o senador Wellington Fagundes (PL), o Estado precisa de uma logística cada vez mais eficiente ao escoamento das commodities e dos produtos produzidos em Mato Grosso.

“Nosso estado tem competência de produzir mais, precisamos ter mais estradas, a BR-242 que liga o Araguaia ao Nortão, BR-174, BR-080, além da conclusão da duplicação da BR-163. Contudo, a ferrovia é extremamente importante, a FICO, indo ate Água Boa, a Ferronorte, a Ferrogrão também é um sonho possível. Toda essa integração muito importante para Mato Grosso”, destacou.

Ele ressaltou ainda que, junto ao senador Jayme Campos (DEM), buscou articulação com a Assembleia Legislativa para que fosse aprovada a emenda à constituição, sancionada pelo governador Mauro Mendes, permitindo a criação e a regulamentação do Subsistema Ferroviário de Mato Grosso.
 
 Imprimir