Imprimir

Imprimir Notícia

29/07/2021 às 11:00 | Atualizada: 29/07/2021 às 15:31

Vídeo | Mendes 'enquadra' prefeitos e quer barrar novas doses para cidades com baixo índice de aplicação

Kamila Arruda

O governador Mauro Mendes (DEM) informou aos prefeitos e secretários de saúde dos 141 municípios que irá barrar o envio de novas doses de vacinas contra a covid-19 às cidades que estejam com índice de aplicação abaixo de 75%. 

A medida foi anunciada aos gestores por meio de um vídeo gravado pelo democrata e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM). Para tanto, eles irão pedir a autorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A decisão foi tomada após constatarem que existem mais de 30 municípios com baixo índice de aplicação, e com grande estoque de vacinas. “Analisando o ranking dos municípios de aplicação da vacina, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, eu vi que 35 municípios de Mato Grosso estão com a performance muito ruim, abaixo de 75%. É ruim porque? Porque tem municípios que está com 85%, 90%, 100%, ou seja, chega vacina, três quatro dias está no braço do cidadão”, justificou.

Para Mendes, não é justo “faltar” doses em algumas cidades, enquanto outras possuem estoque de 25 mil vacinas. "Não é justo ficar com vacina estocada, parada. Até imagino que tem gente que aplicou e não colocou no sistema. Isso é ruim para Mato Grosso. Por isso que ficamos feios na foto quando mostram a quantidade de vacinados. Por isso estamos fazendo este apelo. Não adianta fazer a fichinha e guardar na gaveta", completou.

O governador ainda faz um apelo para que os prefeitos e secretários atualizem os dados junto ao banco de dados do Ministério da Saúde, e garante que a partir da chegada do próximo lote de vacinas, os municípios que apresentam índice de aplicação inferior a 75% será excluído da distribuição.

“Eu peço mais uma vez aos senhores prefeitos e secretários dois empenhos, primeiro para vacinar rapidamente, e depois para lançar esses dados no sistema”, disse.


 
 
 Imprimir