Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/2021 às 07:32 | Atualizada: 30/07/2021 às 08:04

Vídeo e fotos | PF cumpre 21 mandados na SMS por fraude no sistema de saúde

Luzia Araújo e Kamila Arruda

A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta sexta-feira (30) contra fraudes no sistema de saúde, referente à contratação de leitos de UTI para covid-19, e tem como alvo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. 

Os agentes cumprem 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Curitiba/PR e Balneário Camboriú/SC, além de medidas cautelares de suspensão de contratos administrativos e de pagamento “indenizatórios”, bem como de suspensão do exercício de função pública. Não teve pedido de prisão. 

A Polícia Federal informou que a Operação Curare foi deflagrada com apoio do Ministério da Saúde, visando desarticular uma organização criminosa investigada pelo envolvimento em fraudes a contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos a título “indenizatório”, em ambos os casos sem licitação.


O nome da operação policial, curare, remete a substâncias tóxicas que produzem asfixia pela ação paralisante do sistema respiratório, cuja origem é associada ao conhecimento tradicional indígena. Na medicina, fármacos curarizantes são empregados em unidades de terapia intensiva, auxiliando o procedimento de intubação. 

OUTRO LADO

A Prefeitura de Cuiabá informa que:

- O prefeito Emanuel Pinheiro é o principal interessado na elucidação de toda e qualquer investigação e vai acatar as determinações judiciais.

- A gestão preza pela transparência e se coloca a inteira disposição da Justiça.


 
Mais informações em instantes.
 
 Imprimir