Imprimir

Imprimir Notícia

04/08/2021 às 19:39

Em cinco dias, Bombeiros combatem segundo incêndio na Reserva Indígena Tadarimana

Leiagora

Por meio de monitoramento da Sala Descentralizada do Comando Regional Bombeiro Militar II (CRBM-II), o 3ª Batalhão Bombeiro Militar (3ºBBM) foi acionado nessa terça-feira (3), para realizar o combate de um incêndio florestal que atingiu a Reserva Indígena Tadarimana, localizada próxima de Rondonópolis. É o segundo incêndio combatido pelo 3ºBBM em menos de uma semana.

Os bombeiros militares foram acionados por volta das 12h, para atender a ocorrência de incêndio na Aldeia Apito Para. Três equipes operacionais foram mobilizadas para o combate, com 14 bombeiros militares e dois brigadistas da Brigada Municipal Mista de Rondonópolis (BMM).

O período de estiagem, em conjunto com a baixa umidade relativa do ar, e a grande extensão de vegetação nativa reserva, corroboram para a propagação rápida do incêndio florestal. Por isso, a Diretoria Operacional e o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foram acionados e apoiaram a ocorrência com uma aeronave AirTractor 802F de Combate a Incêndio Florestal, com capacidade de lançamento de 3.100 litros de água.

“Com este binômio, avião e equipes de campo em solo potencializam a eficiência do combate ao incêndio na Aldeia para extinção do fogo e minimizar os danos a fauna, flora e a saúde da população rondonopolitana”, destaca o Tenente Coronel BM Fabrício Gomes Costa, Comandante do 3º BBM.

Um outro incêndio que atingiu a mesma aldeia no último sábado (31). Nessa ocorrência, os bombeiros militares levaram cerca de 3 horas para controlar o incêndio que contou 12 bombeiros, 2 brigadistas da BMM e indígenas.

 
CBM-MT
 
 Imprimir