Imprimir

Imprimir Notícia

23/08/2021 às 07:30

Juíza marca audiência de seis acusados do Comando Vermelho presos na Operação Reditus

Débora Siqueira

A juíza Ana Cristina da Silva Mendes, da Vara Especializada Contra o Crime Organizado, os Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica e os Crimes Contra a Administração Pública, marcou para 9 de setembro, a audiência de instrução e julgamento de seis acusados da Operação Reditus, desencadeada pela Polícia Judiciária Civil em dezembro de 2019.
 
Conforme a acusação, eles são membros de facção criminosa envolvida em diversos crimes como tráfico de drogas, tortura, roubos e corrupção de menores. Cinquenta e sete pessoas foram presas na data da ação policial. A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao Sul).
 
Todos os acusados discordam de que teriam praticado os crimes atribuídos pela investigação da Polícia Civil e pelo Ministério Público. Eles estão presos no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).
 
As diligências que resultaram na Operação Reditus iniciaram em 2018 para apurar crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, roubos e corrupção de menores. Os trabalhos culminaram na identificação de suspeitos, alguns recolhidos em unidades prisionais de Rondonópolis e Cuiabá, e outros integrantes que circulavam livremente para região cometendo diversos crimes.
 
Conforme investigação da Polícia Civil de Rondonópolis, o grupo era bem estruturado e ordenado, com divisão de tarefas entre seus integrantes, responsável por grande parte das ocorrências praticadas na região do sul de Mato Grosso.
 
Durante monitoramento da associação foi possível mapear o funcionamento, com a identificação dos membros e suas respectivas funções. As principais características dentro do grupo eram hierarquia, organização pré-definida com disciplina e gerentes, fluxo financeiro com pagamento de mensalidades, taxa sob o tráfico de droga, extorsão de empresários, entre outros.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
 Imprimir