Imprimir

Imprimir Notícia

22/08/2021 às 09:26 | Atualizada: 22/08/2021 às 10:02

Entenda a importância da prevenção para a qualidade de vida

Leiagora

Manter uma vida mais saudável exige alguns cuidados. Assim como a boa alimentação e a prática de atividade física, consultar um médico regularmente para uma avaliação preventiva também faz parte dos pilares para a conquista da qualidade de vida desejada.

Isso porque diagnosticar alguma doença na fase inicial faz toda a diferença para o tratamento eficiente. Uma análise minuciosa do médico ajuda ainda a prevenir problemas futuros.

Orientações

Manter atitudes saudáveis é o ponto principal para garantir a qualidade de vida. Alguns hábitos, porém, devem ser evitados, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Também é preciso cuidar do estresse e tomar vacina.

Análises preventivas fazem parte da lista de cuidados. Homens acima dos 40 anos, por exemplo, precisam fazer alguns exames, como o toque e também medir a quantidade de PSA no sangue. Por sua vez, as mulheres precisam fazer periodicamente papanicolau e mamografia após os 35 anos.

A densitometria óssea é indicada principalmente para quem já está na menopausa. Entretanto, homens acima dos 65 anos também devem fazer este exame regularmente.

Outros cuidados

Após os 50 anos, homens e mulheres precisam redobrar os cuidados, mantendo uma rotina de exames. Já na terceira idade é preciso ficar ainda mais atento com o coração. Quando se chega à terceira idade, é preciso ficar de olho no coração.

É importante lembrar sempre a importância da atividade física regular independentemente da idade. Fazer exercícios ajuda a manter o corpo saudável e previne contra o aparecimento de determinadas doenças.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
Estadão
 
 Imprimir