Imprimir

Imprimir Notícia

25/08/2021 às 15:30

Silval, Riva e Sérgio Ricardo prestam depoimento sobre compra de vaga no TCE

Kamila Arruda

O ex-governador Silval Barbosa e o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva serão ouvidos na próxima segunda-feira (30) em audiência relativa à ação penal que investiga a compra de vaga no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).  

O juiz da Vara Especializada em Ação Cível Pública, Bruno D'Oliveira Marques, também colherá na ocasião o depoimento do conselheiro afastado Sérgio Ricardo, que figura como réu no processo, uma vez que teria sido diretamente beneficiado pelo suposto esquema.

As oitivas serão realizadas de forma virtual, em razão da pandemia de covid-19. Além disso, não poderão ser acompanhadas pela imprensa, tendo em vista que Silval e Riva são delatores, e suas colaborações premiadas correm em sigilo.

Na ação penal, Sérgio Ricardo figura como réu, e Silval e Riva como colaboradores do Ministério Público do Estado (MPE). Apesar de eles também terem participado da negociação que culminou na compra de uma cadeira no Tribunal de Contas pelo valor de R$ 12 milhões, eles firmaram um acordo de delação e serão ouvidos como “testemunhas”.

As negociações em torno da compra da vaga teriam iniciado no ano de 2009, época em que Blairo Maggi respondia pelo Governo do Estado. O principal beneficiário do esquema teria sido Sérgio Ricardo, que em 2012 assumiu uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. 

Atualmente, ele está afastado das funções por determinação da Justiça, justamente por suspeita de envolvimento neste esquema. O conselheiro foi denunciado pela prática de corrupção ativa e por lavagem de dinheiro. O fato passou a ser investigado por meio da Operação Ararath no ano de 2014. 

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
 
 Imprimir