Imprimir

Imprimir Notícia

26/08/2021 às 08:45

Várzea Grande abre pré-cadastro de vacinação para jovens de 12 a 17 anos

Leiagora

Após reunião de avaliação com a área técnica da saúde pública de Várzea Grande, o prefeito Kalil Baracat e o secretário Gonçalo Barros, anunciaram a decisão de abrir preventivamente o pré-cadastro para novas faixas etárias abaixo dos 18 anos que desde o final de semana passada está sendo vacinado em Várzea Grande.

Desde às 24 horas desta quinta-feira (26), estão abertos os pré-cadastros para as seguintes faixas de idade;

- 12 a 17 anos com comorbidades;
- 15 a 17 anos sem comorbidades;
- 12 a 14 anos sem comorbidades.

O prefeito e o secretário de saúde municipal frisaram que essas novas faixas etárias dependem de remessas de doses extras de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde e a devida autorização do órgão, além da definição dos jovens no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Seguimos a risca as determinações dos Governos Federal e Estadual, tanto que já formalizamos os pedidos para podermos avançar, então é necessário que as pessoas compreendam que aguardamos a autorização e a entrega para essas novas faixas etárias, o que, em nosso entendimento, não deverá demorar mais do que alguns dias”, explicou Gonçalo Barros.

O titular da saúde de Várzea Grande afirmou também que a estrutura da Secretaria de Saúde do Município está preparada para a aplicação de doses de reforço para idosos de 70 anos ou mais e para pessoas imunossupressoras.

“Existindo a vacina disponível e autorização do Ministério da Saúde, nós iremos cumprir todas as determinações e vacinar a todas as pessoas, até porque os números têm demonstrado que as vacinas têm efeitos e salvam vidas”, disse o secretário.

Já o prefeito Kalil Baracat acrescentou que para se manter a ordem das coisas é necessário que a coordenação central do Ministério da Saúde seja eficiente e tenha disponível os imunizantes para vacinar as pessoas.

“Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde e com o Governo do Estado através do secretário de Saúde Gilberto Figueiredo para que as decisões sejam coordenadas e os resultados buscados que são a vacinação das pessoas aconteçam sem atropelos”, disse Kalil Baracat.
 
 Imprimir