Imprimir

Imprimir Notícia

03/09/2021 às 07:30

Fechado há 5 anos, Aquário Municipal recebe vidros especiais e deve reabrir

Débora Siqueira

Inaugurado em 2000, o Aquário Municipal de Cuiabá enfim recebe vidros especiais, com especificidades técnicas coerentes com a pressão da água e deve reabrir as portas para o público após a reforma. Contudo, ainda não há um prazo definido pela Prefeitura de Cuiabá para isso.
 
O local foi fechado inúmeras vezes para a reforma. A primeira vez foi em 2009 na gestão de Wilson Santos. Na época, o Ministério Público havia notificado a Prefeitura de Cuiabá para regularizar o espaço. Os vidros do aquário apresentavam rachaduras e precisavam de reparos. Havia ausência de alvará de prevenção contra incêndio e pânico, do Corpo de Bombeiros, como também ausência de locais que garantem acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Depois foi reaberto quando Mauro Mendes era o prefeito de Cuiabá, mas o espaço foi fechado em 2016 para que as obras do novo Aquário Municipal fosse realizadas.
 
O prefeito Emanuel Pinheiro prometeu reformar o espaço e entregar em 2019 nos 300 anos da cidade e depois para os 301 anos. Por ora, o município não deu prazo, mas pontua que a reforma segue em andamento.
 
O aquário é selado por 66 peças de vidro do tipo float temperado e laminado, respeitando as condições de segurança e qualidade de visibilidade do público. A compra foi adquirida via pregão eletrônico de n° 62/2019, com a empresa Bazzoni Comércio de Vidros Eireli. Após a instalação dos vidros, a obra segue para reconfiguração da estrutura física e climatização.
 
"O espaço foi inaugurado, mas, de lá pra cá precisou de reformas e troca dos vidros por outros com material mais apropriado. Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar o vidro com a qualidade que o aquário precisa, mas enfim eles chegaram e estão sendo instalados para então, dar continuidade a obra e entregarmos o quanto antes esse equipamento cultural e educativo para a população, que vai ser um grande fomentador do turismo local”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
Conforme o secretário de Obras Pública e vice-prefeito, José Roberto Stopa, o aquário vai abrigar peixes de espécie de água doce, pertencentes a bacia do Pantanal, como piranha, dourado, pintado, piraputanga, cachara e lambari.
 
"A equipe da Secretaria de Obras tem trabalhado com o máximo cuidado na instalação dos vidros para que a visibilidade do visitante seja excepcional. Algumas peças já foram instaladas, a cenografia da flora aquática foi colocada e fizemos o teste com água que correu perfeitamente. Além de um espaço turístico, será um espaço educativo, como professor, enxergo o ambiente como uma oportunidade de levar conhecimento da nossa fauna e da importância da preservação ambiental para as crianças e população visitante em geral”, disse o vice-prefeito José Roberto Stopa.  
 
Após instalação dos vidros, a estrutura física receberá a colocação de forro, piso, uma nova fiação elétrica e sistema de climatização. No espaço será construído também um auditório para reuniões e palestras. Para manutenção da vida dos peixes, o aquário possui filtragem e medidor de temperatura da água e contará com biólogos experientes para dar suporte aos animais aquáticos e também aos futuros visitantes.
 
O Aquário Municipal era um atrativo turístico em Cuiabá. Quando aberto, recebia cerca de 200 pessoas por dia no período das férias.


Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
 
 Imprimir