Imprimir

Imprimir Notícia

14/09/2021 às 11:14 | Atualizada: 14/09/2021 às 11:24

Ordem de serviço para início das obras da ferrovia estadual será assinada nesta segunda

Alline Marques

A ordem de serviço para a construção da ferrovia estadual será assinada no próximo dia 20 de setembro e o governo realizará três atos: em Cuiabá; Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Cidades que serão contempladas pelo trajeto dos trilhos. O resultado da licitação já foi homologado na sexta-feira (10) e a Rumo Logística será a responsável pela obra.

O anúncio das solenidades foi feito pelo governador Mauro Mendes (DEM), durante o evento Circuito Aprosoja-MT, realizado na noite dessa segunda-feira (13) no Buffet Leila Maluf. O democrata aproveitou para agradecer o apoio da bancada mato-grossense que ajudou na articulação junto ao governo Federal para garantir a segurança jurídica para realização da obra. 

De acordo com o projeto, serão implantados 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso. A ferrovia ligará Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a Ferronorte, em direção ao Porto de Santos (SP). A Rumo Logística foi a única empresa a apresentar uma proposta, que prevê investimento de R$ 11,2 bilhões.

De acordo com a proposta homologada pelo governo, o início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá deverá ocorrer em 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde ficará para 2028. Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia. O contrato que será assinado permite que a Rumo Logística possa explorar a ferrovia por 45 anos. 

Com a implantação dos trilhos, Mato Grosso se tornará mais competitivo, com maior capacidade de escoamento dos produtos do agronegócio, e redução dos custos do frete e do transporte. Pelo menos 27 municípios do estado, que estão próximos do traçado da linha férrea, devem ser beneficiados diretamente com a ferrovia.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
 
 Imprimir