Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2021 às 08:40

MEC sinaliza favorável à criação da Universidade Federal do Nortão

Débora Siqueira

O senador Wellington Fagundes (PL) anunciou em pronunciamento no Senado, que o Ministério da Educação vai apoiar a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso, com sede na cidade de Sinop (MT). A universidade hoje é um dos campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, após a criação de nova estrutura, passará a ter autonomia.
 
“Agora há pouco, acabei de receber a confirmação do Ministério da Educação para que eu pudesse anunciar, junto com senador Jayme Campos (DEM) e com o senador Carlos Fávaro (PSD), que essa luta terá com certeza o apoio do Ministério da Educação e será enviado o projeto de lei para o Congresso Nacional para a criação de novas universidades e, dentre elas, a Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso”, destacou Fagundes nessa quarta-feira (15). 
 
Wellington disse que tanto ele quanto os demais senadores de Mato Grosso estiveram em Sinop por ocasião do aniversário da cidade, dia 14 de setembro, e na condição de relator do orçamento do Ministério da Educação, Fagundes conversou com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre a Universidade do Nortão.
 
O senador Wellington Fagundes argumentou que a luta é antiga e começou com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis e depois da Universidade Federal do Nortão, a idéia é criar a Universidade Federal do Araguaia, desmembrando o campi da UFMT em Barra do Garças, dando autonomia. “Quero deixar registrado que o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, apoia a iniciativa da descentralização pelo tamanho de Mato Grosso e o crescimento do Estado”.
 
Mato Grosso Day
 
Em um a parte no pronunciamento de Fagundes, Carlos Fávaro pediu paciência aos colegas do Parlamento dizendo que se tratava de um Mato Grosso Day, com o lançamento da Ferrovia Integrada do Centro-Oeste (Fico) no dia 17 de setembro e da Ferrovia Estadual no dia 20 de setembro, além da possibilidade da Universidade Federal do Nortão.  
 
“Temos que reconhecer também a nossa universidade autônoma, que foi um projeto de todos nós. O Jayme já tinha feito projeto para induzir o Governo. O Wellington já tinha feito um projeto de lei, induzindo o Governo. O deputado Juarez Costa (MDB), que é lá de Sinop, também fez um projeto de lei. Eu, quando cheguei a esta Casa, fiz um projeto de lei para induzir o Governo a fazer as duas novas universidades autônomas, em Barra do Garça e em Sinop. Estamos tendo um sonho realizado”.
 
 Imprimir