Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2021 às 12:32

MT recebe nova remessa, mas Cuiabá segue impossibilitada de vacinar idosos e adolescentes

Paulo Henrique Fanaia

Mato Grosso irá receber, nesta quinta-feira (16), mais 90.380 doses de vacinas para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19. Porém, mesmo com o número elevado de imunizantes chegando ao estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que estas vacinas não serão destinadas para aplicação das doses de reforço em idosos ou para adolescentes.

Isso trava a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, que tinha planos de começar a 3ª fase de vacinação em idosos acima de 70 anos, além de adolescentes de 12 a 17 anos.
 
De acordo com a SES, serão entregues 59.670 doses da Pfizer e 31.710 da Astrazeneca. Os públicos para os quais serão destinadas essas doses ainda estão sendo definidos e serão divulgados por meio da resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A secretaria de saúde estadual diz que aguarda uma nota do Ministério da Saúde informando sobre quais remessas serão destinadas a aplicação da terceira dose em idosos.
 
Como já noticiado pelo Leiagora, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá aguarda despacho da CIB para receber 16 mil doses de imunizantes nesta semana, contudo a secretaria reconhece que essas doses serão destinadas à 1ª aplicação de adultos acima de 18 anos e não para ao público alvo acima dos 70 anos e adolescente de 12 a 17 anos que deveriam começar a ser aplicados nessa quarta-feira (15), como informado pelo Ministério da Saúde.
 
Até o momento, 83,7% de toda a população acima de 18 anos já tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 46,7% já está com o esquema vacinal completo, por ter tomado a segunda dose ou vacina de dose única.
 
 Imprimir