Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2021 às 15:17

Novos ônibus adquiridos por Cuiabá e VG não atendem ao BRT

Kamila Arruda

Os ônibus adquiridos pelas Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, com objetivo de modernizar as frotas do transporte coletivo nos municípios, não serão compatíveis com o modelo de BRT (ônibus de trânsito rápido), a ser implementado nos próximos anos nas cidades.

A informação consta em documento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), emitido em resposta a uma manifestação acerca do anteprojeto do novo modal.

Em junho, o prefeito da cidade industrial Kalil Baracat (MDB) disponibilizou 10 novos ônibus para a população. Já no início do mês passado, o prefeito da capital Emanuel Pinheiro (MDB) colocou 144 novos ônibus em circulação no município.

Ambos os gestores garantiram que os novos veículos atenderiam o BRT sem qualquer dificuldade. A informação, contudo, foi contestada pela Sinfra nesta semana.

Acontece que, conforme o anteprojeto do novo modal, os ônibus dos eixos serão de piso baixo, porém, as duas prefeituras compraram novos ônibus cuja abertura para a esquerda é de piso alto.

A pasta ainda garante que informou a Prefeitura de Cuiabá sobre os padrões dos veículos que se encaixariam no novo sistema de transporte que será implantado.

“A Prefeitura de Cuiabá foi devidamente informada sobre os padrões geométricos adotados no BRT, a primeira vez em 04 de janeiro quando foram enviados os estudos técnicos que definiram pelo BRT em substituição ao VLT e em 11 de março por meio de uma nota técnica emitida pela Sinfra à Semob”, diz trecho da manifestação.
 
 Imprimir