Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2021 às 14:09

Safra 21/22: primeiras áreas de soja começam a ser plantadas em MT

Marina Martins

Com o fim do período do vazio sanitário em Mato Grosso, as propriedades estão autorizadas a iniciar o plantio das lavouras de soja. O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja para evitar que o fungo causador da ferrugem se multiplique durante a entressafra. E nesta quinta-feira (16), primeiro dia de autorização para o plantio, pelo menos 15 propriedades rurais já colocaram as plantadeiras para trabalhar. O grupo Bom Futuro deu a largada na safra de soja mato-grossense nas primeiras horas do dia. 

A expectativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) é que o estado deva plantar 10,840 milhões de hectares de soja nesta safra. Um aumento de 3,6% em relação à temporada anterior. A produtividade média prevista pelo instituto, deve girar em torno de 57,52 sacas por hectare. Já a produção deve alcançar um novo recorde, chegando a 37,410 milhões toneladas (3,76% a mais que na safra passada). 

O início das chuvas no estado, com precipitações acima de 100 milímetros, em algumas regiões reforça o otimismo dos produtores rurais em relação a esta safra. Só o grupo Bom Futuro espera cultivar 313 mil hectares de soja em 33 propriedades rurais em Mato Grosso. “As previsões meteorológicas nos informam que as chuvas terão continuidade no estado. Desta forma, buscamos produtividade entre 70 e 72 sacas por hectare, pois o índice está muito relacionado ao ambiente climático”, informa Inácio Modesto Filho, diretor de Produção da Bom Futuro.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir