Imprimir

Imprimir Notícia

21/09/2021 às 07:52

Segurança jurídica para a construção e exploração da ferrovia estadual é sólida, diz Neri

Angélica Callejas

Não existe chance da União interferir nas obras da Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (Fato), nem agora ou futuramente. A afirmação é do deputado federal Neri Geller (PP). Segundo ele, o ato jurídico traçado por meio de articulações políticas no Congresso Nacional para realização da obra é perfeito.

Neri ainda ressalta que nesta terça-feira (21), acontecerá no Senado a votação do PL 261, que dispõe sobre a regulamentação ferroviária. "Falei com o Arthur [Lira] agora de manhã, sobre a possibilidade da relatoria ficar na nossa mão, ao menos alinhar conosco. E está consolidado. Porque isso já teve uma discussão, inclusive na questão do licenciamento ambiental. Pautas importantes como essa da ferrovia já está no nosso radar", disse.

De acordo com o deputado, a Fato, de concessão da empresa Rumo Logística, que ligará Rondonópolis a Cuiabá, e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, cada um tendo um porto, está consolidada. Apesar disso, Neri diz ser importante pensar no futuro da infraestrutura não só do estado de Mato Grosso, mas de todo Brasil, e no que poderá ser feito diante do que já foi construído. 

"Vai ter outras ferrovias que podem acontecer, vai ter outros ramais aqui dentro do estado que podem ser construídos. Nós vamos manter isso dentro da legislação que está tramitando no Congresso Nacional pra fazer isso de forma a contemplar os estados e tirar a burocracia", finalizou.
 
 Imprimir