Imprimir

Imprimir Notícia

21/09/2021 às 14:12 | Atualizada: 21/09/2021 às 14:12

CEO da Rumo garante cumprimento de cronograma da ferrovia e diz que MT dá segurança

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Angélica Callejas

O CEO da Rumo S/A, João Alberto Fernandez de Abreu, assegurou que a empresa possui toda a capacidade técnica e financeira para cumprir o cronograma proposto de início das obras, já em 2022, e de entrega e operação da ferrovia. A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.
 
“Para iniciativa privada a tranquilidade que dá a gestão e a liderança feita no estado é enorme. Sabemos que Mato Grosso é uma referência em excelência fiscal, capacidade de investimento e segurança jurídica e nos traz conforto para fazer os investimentos”, disse o CEO da empresa que aplicará R$ 12 bilhões na obra.
 
Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.
 
“Nós ainda nem sabemos o quanto de investimentos e novos projetos vão surgir a partir do gatilho que a ferrovia vai trazer. São fábricas de fertilizantes, esmagadoras, plantas de etanol, é uma cadeia de valor no agro e vamos nos surpreender com as oportunidades, investimentos e a desenvolvimento social que o estado terá nos próximos anos”.
 
João Fernandez de Abreu destacou ainda que o Ministério da Infraestrutura esta dando uma sacudida no país aumentando a malha ferroviária de 15% para 30% do modal no país com os investimentos do setembro ferroviário.
 
 Imprimir