Imprimir

Imprimir Notícia

21/09/2021 às 18:44 | Atualizada: 21/09/2021 às 19:50

Escolas e creches terão aulas 4 vezes na semana de até 3h diárias

Débora Siqueira

As escolas municipais e creches de Cuiabá retornam as aulas no próximo dia 27, mas com mudanças. As aulas serão de segunda a quinta-feira, com 3h de duração. As turmas vão se revezar em dois grupos, um que irá presencialmente às segundas e quartas e outro às terças e quintas. Todas as sexta será realizada desinfecção nos estabelecimentos de ensino. Diferente de órgãos públicos estaduais que realizam a desinfeção aos fins de semana ou fim do expediente, o município optou em suspender o dia inteiro de aula.
 
Outra novidade é que nas creches não terá mais açúcar no cardápio. Leites e sucos serão servidos sem açúcar. Da mesma forma não serão mais servidos cereais adoçados, balas, bombons, biscoitos ou bolachas recheadas, temperos com glutamato monossódico ou sais sódicos, maioneses e alimentos em pó ou para reconstituição, entre outros similares.  
 
Nas creches, a tolerância para buscar as crianças que era até 18h, em algumas unidades, agora será até às 17h. Os pais que trabalham terão que sair dos postos de trabalho antes das 17h para chegar a tempo ou mandar outro adulto responsável buscar as crianças.
 
“A prefeitura parece que não quer voltar com aulas botando dificuldade aos pais com os horários de aula restritos, estabelecendo horário limite muito cedo para que a gente possa buscar os filhos na creche. Desse jeito, meu filho não vai poder retornar, ou ele estuda ou eu trabalho”, destacou a diarista Rosa, que não quis dar o nome completo temendo retaliação. Ela participou de uma reunião na creche do filho quando ficou sabendo das novas regras para o retorno às aulas.
 
A Prefeitura de Cuiabá informou ao Leiagora, em nota, que as unidades educacionais têm autonomia para decidir junto com pais e profissionais, a forma como funcionarão as aulas presenciais híbridas, observando as medidas de biossegurança, distanciamento físico e uso de máscaras.
 
A orientação da Secretaria Municipal de Educação é de que nas sextas-feiras as atividades pedagógicas ocorram de forma remota, para 100% dos estudantes. Nesse dia, os profissionais se dedicarão ao planejamento, reuniões e formações.
 
Como a unidade educacional tem autonomia, no caso do CEIC Profa. Monserat Ismênia de Moraes Borges e da EMEB Octayde Jorge, a decisão é de que as sextas-feiras serão aproveitadas também para fazer uma desinfecção/sanitização da unidade. Lembrando que as unidades serão limpas de forma rotineira, todos os dias, após o uso para atividades híbridas presenciais.
 
Sobre a alimentação nas creches que foi mudada neste ano letivo, a Prefeitura de Cuiabá esclarece ainda que uma portaria do FNDE de 2020 aboliu o açúcar e outros alimentos industrializados do cardápio das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, com isso, os nutricionistas adaptaram o cardápio, por exemplo ao invés do pão (industrializado), farão crepioca.
 
A nova legislação também orienta que sejam oferecidas mais porções semanais de frutas e hortaliças e restringe a oferta de enlatados, margarinas e doces. 
 
 Imprimir