Imprimir

Imprimir Notícia

04/10/2021 às 14:02 | Atualizada: 04/10/2021 às 14:12

Aplicativos de bancos, redes sociais e internet têm pane global

Alline Marques

Os serviços de whatsapp, instagram, facebook apresentam insatabilidade e logo depois os sites de reclamação também registraram queixas com a navegação via operadoras como Claro, Oi, Tim, Vivo. Outras reclamações estavam relacionadas aos aplicativos de banco, como Nubank, Itau, Santander, Caixa e banco do Brasil. 

A instabilidade iniciou pouco antes do meio-dia (horário de Cuiabá) com as redes ligadas ao empresário Mark Zuckerberg, como whats, insta e face, mas na sequência as reclamações foram sendo ampliadas. No site downdetector, que registra queixas de serviços, colocam diversos problemas inclusive com sistemas como o Zoom, google, amazon e até Netflix. 

Há algumas queixas de reclamações também ligadas ao twitter, mas a plataforme segue em funcionamento e inclusive a queda nos serviços de internet é um dos principais assuntos mais comentados. Dentre as tags estão Zuckerberg, Nubank, Whatsapp, entre as principais. 

Ao que parece, o problema não é apenas no Brasil. Também foram registradas queixas nos Estados Unidos em serviços das operadoras T-Mobile e AT&T, além de Amazon Web Services e do Google.

Por meio da conta oficial no twitter, o facebook confirmou que a queda é global. "
Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", diz o comunicado. 


 
A princípio, a suspeita é de que seja um problema com DNS, que significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço "nominal" com o endereço real para poder acessá-lo, mas isto ainda não foi confirmado. 

Única rede que segue em funcionamento normal é o twitter. Um assunto que ganhou destaque na rede do passarinho, inclusive, foi o funcionamento do telegram, que até há pouco estava ativo normalmente, mas acabou também ficando instável devido a sobrecarga. 
 
 Imprimir