Imprimir

Imprimir Notícia

14/10/2021 às 18:00

Gilberto: ‘não dá para anunciar vacinação se não tem vacinas’

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Débora Siqueira

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, diz que aguarda um novo posicionamento do Ministério da Saúde sobre a aplicação da terceira dose nos profissionais da educação e da segurança. Ele lembra que o estado cumpre o Plano Nacional de Imunização e não escolhe o público que será vacinado. 

“Não dá para sair anunciando vacinação de público se não tem vacinas. Quando o Ministério da Saúde encaminha qualquer lote, vem acompanhado de uma nota técnica, para quem é e quanto é. Em Mato Grosso, pactuamos e fazemos a distribuição para os 141 municípios”, explica.

O gestor da saúde estadual destaca que a vontade é vacinar toda a população, mas precisa seguir o plano nacional, já que o governo Federal é o único provedor de vacinas até o momento. “A terceira dose já existe para alguns públicos que foram elencados prioritários e se a Câmara Técnica do Ministério da Saúde entender a necessidade da extensão assim o fará. Não é uma decisão especial do secretário”, finaliza.

Atualmente, o governo Federal liberou a dose de reforço apenas para idosos acima de 60 anos, imunossupressores e profissionais da saúde. Paralelo à vacinação da terceira dose, ocorre a imunização da primeira e segunda dose dos mais jovens. No momento, está liberada a vacinação para o público de até 12 anos.
 
 Imprimir