Imprimir

Imprimir Notícia

15/10/2021 às 11:05

Cuiabá conta com novo sistema de varrição mecanizada

Leiagora

Um novo sistema de varrição mecanizada começou a funcionar na Capital. As primeiras vias a receberem a limpeza foram as avenidas Miguel Sutil, Beira Rio e Isaac Póvoas. A varrição mecanizada está no contrato da Eletroconstro - Prestação e terceirização de serviços Ltda com a Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá. A empresa investiu em um moderno caminhão para o serviço mecanizado de vias públicas.

O diretor da empresa, Neymar Toledo aponta que além de trazer ainda mais agilidade e rapidez de execução do serviço, o caminhão traz ainda segurança aos garis que atuam em áreas de grande risco para a realização da varrição manual, em virtude do intenso tráfego de veículos.

“O equipamento já está em operação e funciona no período noturno, evitando atrapalhar o fluxo do trânsito na Capital. Para o próximo ano, está previsto o uso no período diurno. Em abril de 2022 está prevista a chegada do segundo veículo pesado. Cuiabá é a primeira cidade do Estado com esta ação. Isso é uma inovação”, disse.

A maior parte do trabalho será feita à noite, entre as 23h e 5h, para não atrapalhar o trânsito. Neste período, o equipamento pode varrer até 50 quilômetros por dia. Por mês, a autonomia pode chegar a 1000 quilômetros.

A varrição mecânica funciona da seguinte maneira: o equipamento faz a varrição do meio-fio das vias, ruas ou passeios públicos e é operado por um motorista treinado para esta função. O equipamento possui grandes escovas mecanizadas que varrem, fazem a raspagem e recolhem os resíduos com as mesmas similaridades de um aspirador de pó industrial de grande porte, com capacidade de sucção de areia e terras nas vias urbanas. Todos os materiais recicláveis também são aspirados e separados em compartimentos dentro da varredeira para depois serem descartados de forma correta.

O novo serviço é uma ampliação do trabalho de conservação dos meios-fios. O equipamento está programado para ser usado em grandes vias e deixar as áreas prontas para varrição manual e pintura.

A varrição mecanizada também será feita nas avenidas 8 de Abril, Dom Bosco, General Noronha, Das Flores, Beira Rio-Orla do Porto, Miguel Sutil, das Torres, Fernando Corrêa da Costa, Viaduto do Tijucal, Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Carmindo de Campos, Tancredo Neves e General Mello.

 
Da Assessoria 
 
 Imprimir