Imprimir

Imprimir Notícia

18/10/2021 às 18:00

Fávaro acredita que aliança entre MDB, PP e PSD fortalecerá chapas proporcionais

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Angélica Callejas

O senador Carlos Fávaro (PSD) acredita que a aliança firmada entre o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Social Democrático (PSD) e o Progressista (PP) irá refletir no fortalecimento das chapas proporcionais das agremiações no pleito do próximo ano.

Isso, porque com as mudanças na legislação eleitoral, o pleito para deputado estadual e deputado federal tendem a ser mais rígidos, principalmente porque o Congresso Nacional não aprovou o retorno das coligações.

“Em função até da legislação que foi aprovada agora pelo Congresso Nacional, que permanece sem coligações para proporcional, com a regra de 80/20, ou seja, a chapa tem que fazer, no mínimo, até 80% dos votos do quociente e 20% dos candidatos, a gente tem que fortalecer as proporcionais, e essa união, esse fortalecimento dessa aliança vem nesse sentido também”, reforça Fávaro.

A aliança foi firmada em torno da possível candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado Federal. Para o social democrata, o fato de o progressista entrar na disputa à senatória, abre brecha para federal, fortalecendo assim a composição da chapas do grupo.

“O Neri é um deputado federal no mandato. Ao recuar, ele vai ficar sem a base para federal, mas vai ficar com o apoio de partidos políticos de apoio ao Senado. Isso também fortalece as nossas proporcionais”, finalizou.
 
 Imprimir