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18/10/2021 às 18:30

UFMT alerta sobre golpes digitais aplicados em servidores

Leiagora

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) alerta os servidores ativos, inativos e pensionistas sobre golpes que estão sendo praticados por fraudadores. A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) emitiu ofício-circular com orientações sobre como aumentar a segurança nos acessos aos sistemas SIGEPE/SIGEPE Mobile e o Portal de Sistemas Integrados, a partir da troca regular de senhas como forma de prevenção ao acesso ou uso indevido de dados. Tal medida visa, também, promover maior segurança aos usuários e prevenir golpes que lesam, sobretudo financeiramente.
 

As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular. Um dos golpes que está sendo aplicado é a criação de uma conta corrente com os dados do servidor, em um banco virtual, a partir de informações coletadas por meios digitais (e-mails, telefones celulares, redes sociais). Em seguida, os fraudadores solicitam à agência bancária do titular da conta corrente a transferência da conta salário do servidor para a conta corrente criada para aplicar o golpe. A portabilidade é feita poucos dias antes do recebimento do salário, de modo que o titular da conta bancária não consegue perceber, em tempo hábil, a ação fraudulenta.

Outra prática adotada pelos fraudadores é acessar o e-mail da pessoa e tenta o procedimento de recuperação de senha. Nesse processo, o fraudador tem acesso a uma série de dispositivos de recuperação de senhas e, um deles, é do número do celular; assim, obtém o acesso ao e-mail e realiza todo o procedimento de troca da conta corrente para que o salário seja depositado na conta fraudada.

Uma das maneiras de impedir as fraudes é evitar colocar o número do telefone celular para recuperar a senha e fazer sempre a autenticação em duas etapas. Outra medida fundamental é conversar com o gerente de sua agência bancária para informar que não há intenção de alteração de conta e que, caso haja demanda, o titular da conta deve ser consultado.

Caso o servidor tenha sofrido um golpe, deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil e comunicar imediatamente à unidade pagadora e à agência bancária em que recebe o salário. A Secretaria de Gestão de Pessoas já acionou a Polícia Federal (PF) e emitirá ofício circular para auxiliar os servidores.

Outras dicas

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) faz as seguintes orientações a respeito da criação de senhas:

- Não use o nome da sua conta, duplicado, invertido, acrescido de um número, ou qualquer variação do mesmo para criar sua senha.

- Não use nada relacionado a quaisquer dados pessoais, seja invertido, acrescido de um número, ou qualquer outra forma. Estão incluídos aí partes do próprio nome, endereço, data de nascimento, placa do carro, carteira de identidade, nome da(o) namorada(o), dos animais de estimação, time de futebol, etc.

- Não use nomes próprios, seja de que forma for. Nomes de pessoas, cidades e países, por exemplo, já estão em listas ou dicionários eletrônicos.

- Não use sequências de caracteres triviais de serem decifradas, como por exemplo "12345", "qazwsx", etc. Essa última parece mais complicada, mas segue um padrão físico do teclado.

- Não use nenhum nome ou termo que esteja em algum dicionário, seja em que língua for.

- Evite modificar palavras apenas substituindo "i" por "1", "o" por "0", "e" por "3", etc. Essa técnica pode ser utilizada em combinação com outras, mas deve ser evitado usar apenas ela.

- Não utilize a mesma senha em outros serviços ou cadastros em aplicativos ou portais fora da UFMT.

 
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