Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/2021 às 16:28 | Atualizada: 19/10/2021 às 16:28

Secretaria de Saúde de Cuiabá tem mais servidores temporários que o Poder Judiciário

Kamila Arruda

A Secretaria de Saúde de Cuiabá possui mais servidores temporários que o Poder Judiciário de Mato Grosso, considerando todas as 79 comarcas. O levantamento consta na decisão proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Luiz Ferreira da Silva, que determinou o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na manhã desta terça-feira (19).

Conforme dados do Portal Transparência da Prefeitura de Cuiabá, a pasta contava com 6.696 servidores. Deste total, 53,23% eram contratados temporariamente. O percentual equivale a 3.565.

Além disso, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que também integra o Sistema de Saúde Municipal, possui 1.827 servidores, dos quais 1.803  eram de contratados temporários. Isto é, 98,68% do total.

Os dados são referentes a data de 10 de setembro deste ano. “Vale dizer, o Sistema de Saúde de Cuiabá tinha, no total, 5.368 servidores temporários, número que se revela elevadíssimo se comparado a quantidade de servidores de todo o Poder judiciário do Estado de Mato Grosso”, disse o desembargador Luiz Ferreira da Silva na decisão.

Atualmente, o Poder Judiciário possui 4.579 servidores em seu quadro de funcionários, incluindo suas 79 comarcas. “Diante do exposto, é imperioso reconhecer que existem elementos indicativos da existência da prática, em tese, de crime por parte do Prefeito Emanuel Pinheiro e de seu grupo conforme afirmado na exordial desta medida cautelar, consistente em utilizar a Secretaria Municipal de Saúde como instrumento de angariar apoio de vereadores passado, presente e futuro”, constatou o magistrado.
 
 Imprimir