Imprimir

Imprimir Notícia

20/10/2021 às 14:10

Fake news sobre consultas médicas gera fila na Santa Casa em Cuiabá

Denise Soares

Uma fake news sobre consultas médicas gerou uma fila no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, logo na madrugada e primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20). Várias mulheres ficaram à espera de exames no local depois que receberam mensagens pelo WhatsApp sobre atendimento aberto no hospital.
 
A mensagem dizia que havia atendimento liberado às pessoas que querem fazer exames como mamografia, ultrassonografia da mama e Papanicolau.
 
No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) desmentiu a notícia.
 
De acordo com a diretoria da unidade, o hospital realiza os serviços mencionados, mas segue o fluxo de atendimentos do Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Dessa forma, atenderia as pessoas reguladas que esperam por mais tempo por esses procedimentos.
 
Outro fator que pode ter gerado a fila foi a doação de cestas básicas no local. No entanto, a doação também era direcionada e agendada para as mulheres carentes.
 
Segundo a SES, por meio do mutirão do Outubro Rosa, são atendidos pacientes que aguardam desde 2019 pelos exames.
 
A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, reforça a importância de manter o cadastro atualizado junto à regulação.
 
Durante o mês de outubro, o Hospital Estadual Santa Casa já realizou 290 consultas com ginecologistas, 405 consultas com mastologistas, 287 exames de Papanicolau, 555 mamografias e 381 ultrassonografias.
 
 Imprimir