Imprimir

Imprimir Notícia

25/10/2021 às 12:57

Secretário diz que se houver determinação, agentes terão que usar câmeras em uniformes

Da redação- Denise Soares / Reportagem local - Angélica Callejas

O secretário de Segurança Pública do de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, declarou que, se houver determinação do Ministério da Justiça, os agentes policiais do estado vão ter que usar câmeras nas fardas e uniformes durante o serviço. A declaração foi feita à imprensa nesta segunda-feira (25).
 
A medida já está sendo discutida e tratada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) há alguns meses, no entanto, ainda é discutida por estado pelo Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
 
“Estamos fazendo estudo para que haja uniformidade nas forças federais e estaduais. Ainda existem alguns questionamentos que estão sendo feitos e encaminhados ao Ministério da Justiça”, comentou
 
A dúvida, não só do secretário como também a dos policiais, é quando as câmeras serão utilizadas. Inicialmente a ideia era gravar as ações durante cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão no estado.
 
“[Temos que saber] onde serão armazenadas essas imagens, quem terá acesso, quanto tempo de armazenamento, em que momentos elas serão usadas, se é em tempo integral ou somente em cumprimento de mandado. Quem vai usar essas câmeras? Se serão somente os policiais, bombeiros? Toda essa discussão está sendo feita”, completou.
 
Ainda conforme Bustamante, caso seja aprovado, o uso da câmera deverá ser regulado por meio de portaria do ministério.
 
“Se tiver determinação, vai ter que usar. Não se discute. A câmera não é um procedimento para punir policiais e nem para atrapalhar o trabalho da segurança pública, é simplesmente para dar qualidade ao trabalho do policial”, finalizou.
 
O uso da câmera nas fardas é realidade em três dos 27 estados brasileiros.
 
 Imprimir