Imprimir

Imprimir Notícia

26/10/2021 às 11:51 | Atualizada: 26/10/2021 às 13:58

Prefeito em exercício determina a exoneração de 116 servidores da Saúde

Kamila Arruda

A Operação Capistrum, que afastou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) do cargo, refletiu em uma série de desdobramento no Palácio Alencastro. Após determinar uma auditoria nas contratações temporárias no âmbito da Secretaria de Saúde, o prefeito em exercício José Roberto Stopa (PV), determinou a exoneração de 116 comissionados que integravam os 259 contratos que estão sendo questionados pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil.

"Se você pegar o processo que culminou nesse afastamento temporário do prefeito Emanuel Pinheiro, está lá 259 contratações. Já havia sido demitido 143 pessoas desse total. Infelizmente na sexta-feira (29) agora nós iremos fazer o desligamento desses 116 contratos que são questionados pelo MP", anunciou o chefe interino do Poder Executivo Municipal em entrevista à Rádio Capital na manhã desta terça-feira (26).

Stopa cita que todos os contratados estavam exercendo a funções para as quais foram contratadas, mas a exoneração foi necessária tendo em vista a ação que vem sendo movida pelo Ministério Público. Isso porque, na denúncia, foi recomendada a exoneração de todos aqueles que teriam sido contratados irregularmente.

"É bom lembrar que esses 116 servidores que trabalham, eles tem freqüência, provavelmente a maioria deles são servidores responsáveis, comprometidos. E são pais e mães de família e fazemos isso com dor no coração. Mas do momento que faz um questionamento judicial, não vamos discutir e apenas cumprir", explicou.  

Diante disso, o prefeito em exercício afirma que será necessário realizar alguns remanejamentos na Secretaria de Saúde a fim de garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela pasta.
 
Nota 
 
Quanto à exoneração de servidores temporários da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Cuiabá esclarece:
 
Em sequência às ações de transparência públicas executadas pela gestão Emanuel Pinheiro, o prefeito em exercício José Roberto Stopa determinou que o início da auditoria na folha de pagamento do Executivo fosse pela pasta da Saúde;
 
- Além da iniciativa de auditagem, a gestão implementou em março de 2021, processo de recadastramento do servidores;
 
- Consonantes às duas ações, a gestão irá proceder análise dos dados e em caso de constatação de irregularidades irá proceder com o desligamento dos servidores.
 
 Imprimir