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19/11/2021 às 07:15

Governador rebate MPE e afirma que 'patrocínio' ao Cuiabá tem contrapartida

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O governador Mauro Mendes (DEM) defendeu a proposta de autoria do Governo do Estado que prevê “patrocínio” a clubes mato-grossenses que estiverem participando das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

A lei nº 11.550 de novembro de 2021, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo democrata, foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adim) por parte do Ministério Público Estadual (MPE).

“Olha, natural, o Ministério Público ele tem a sua visão. O que Governo fez não é criar um patrocínio para Cuiabá. O governo criou um patrocínio para o esporte. Seja qual time mato-grossense tiver na série A, o governo vai patrocinar, seja qual time estiver na série B, o governo vai patrocinar”, disse o chefe do Executivo Estadual.

A Adin, assinada pelo procurador-geral de Justiça José Antônio Borges, foi protocolada no início deste mês, uma semana após a lei ter sido sancionada por Mendes. Para o Ministério Público, a lei é uma afronta à moralidade, eficiência e ao dever geral de prestação de contas.

Isso porque o programa autoriza a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) a firmar contratos de patrocínio, de forma direta, com as equipes mato-grossenses que disputem as séries A e B do Campeonato Brasileiro.Para a série A, o “investimento pode chegar até R$ 3,5 milhões. Já para a séria B, o montante destinado não pode passar de R$ 1 milhão".

Mendes, contudo, rebate e afirma que trata-se de um investimento que o Governo do Estado estará fazendo no esporte mato-grossense. “O futebol é o esporte mais praticado do país, que movimenta multidões. Um jogo como o de hoje que vai ter na Arena Pantanal tem dezenas, centenas, talvez milhares de pessoas que vem pra cá que movimentam a cidade, o comércio, os bares, restaurantes, hotéis, isso movimenta a economia além de levar a imagem do estado do Mato Grosso”, argumentou, lembrando ainda que todo o “investimento” terá uma contrapartida dos clubes beneficiados.

“E esse patrocínio é um patrocínio com contrapartida. A marca de Mato Grosso 'invista em Mato Grosso', 'conheça Mato Grosso' está na camisa do Cuiabá. Quantas milhares ou milhões de pessoas veem isso, ouvem falar disso, está vendo falar aqui da nossa capital. Então, isso é um investimento na imagem e na divulgação do nosso estado”, finalizou.

O governador esteve no estádio nessa quarta-feira (17) para assistir a partida do Cuiabá contra o Internacional e gravou vídeo ao lado do amigo colorado e secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto Dois a Um. 


 
 
 
 
 
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