Imprimir

Imprimir Notícia

30/11/2021 às 13:21

Fake news, ataque de hackers e riscos nas eleições de 2022 são discutidos em reunião

Leiagora

Identificação de vulnerabilidade e de riscos no dia de eleição, fake news eleitorais e ataque de hacker´s. Estes foram alguns dos temas abordados, nesta segunda-feira (29), em reunião, por juízes eleitorais e autoridades da Polícia Federal, da Procuradoria Regional Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral. 
 
Essa a terceira reunião estratégica, com foco nas eleições de 2022, promovida pela atual Gestão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O encontro desta segunda-feira teve como temática principal a segurança nas eleições e metas processuais.
 
O programador de sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Giovane Fontana, apresentou as autoridades presentes um sistema de acompanhamento das metas processuais no âmbito dos cartórios eleitorais.
 
Na parte de segurança, o primeiro a falar foi o delegado da Polícia Federal, Rafael Amorin Santos, que falou sobre a identificação de vulnerabilidades e principais possíveis eventos e mitigação de riscos durante a realização de eventos públicos no dia da eleição.
 
Amorin, ainda, trouxe orientações específicas a serem adotadas durante as atividades fiscalizatórias, pontuando as principais ocorrências que podem ser enfrentadas, entre elas, quebra de urna, eleitor exaltado, eleitor bêbado, tumultos em fila e boca de urna. Por fim, o palestrante falou sobre as medidas de preservação de segurança e de investigação.
 
Em seguida, o perito em Informática da PF, Evandro Mário Lorens, abordou as “Fake news eleitorais, ataque de hacker´s e simulações no dia das eleições”.
 
O delegado da Polícia Federal,  Murilo de Oliveira Freitas, comentou sobre a “Mitigação de riscos para magistrados e promotores”; “Como agir de aglomerações, cuidados com segurança pessoal, eventos em que há aglomeração nos cartórios” (véspera de fechamentos de credenciamento e troca de títulos) e outros. 
 
 Imprimir