Imprimir

Imprimir Notícia

08/12/2021 às 11:18 | Atualizada: 08/12/2021 às 11:18

Pilotos não autorizaram evacuação de aeronave em Várzea Grande

Kamila Arruda

A evacuação de uma aeronave da companhia área Azul, registrada no último dia 25 no aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande, ocorreu sem a autorização dos pilotos. A informação consta em um relatório em andamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que ainda classifica o fato como acidente.

O avião decolava com destino ao Aeroporto de Guarulhos-Governador André Franco Montoro (SBGR), São Paulo. Ele transportava 146 passageiros e ainda seis tripulantes.

“Durante a corrida de decolagem, o painel de alarmes da aeronave apresentou uma mensagem relacionada ao sistema hidráulico. A decolagem foi abortada, ainda em regime de baixa energia. Após a parada da aeronave, mesmo sem o comandamento dos pilotos, ocorreu uma evacuação com a aeronave ainda sobre a pista”, diz trecho do relatório.

Os passageiros evacuaram a aeronave por meio das saídas de emergência. Alguns, inclusive, chegaram a se machucar levemente nos joelhos enquanto desciam pelo escorregador inflável nas saídas de emergência. Na ocasião, a companhia aérea informou que o comandante realizou o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação.
 
 Imprimir