Imprimir

Imprimir Notícia

14/12/2021 às 14:24

Policial que agrediu idoso de 91 anos é punido com suspensão de 70 dias

Débora Siqueira

A Corregedoria da Polícia Judiciária Civil aplicou a pena de suspensão de 70 dias ao investigador A.A.B, que agrediu o idoso Vitalino Xavier dos Santos, de 91 anos na época, em uma agência bancária de Cuiabá. O caso ocorreu em julho de 2018. O idoso foi acusado de furto pelo policial e ainda foi agredido, empurrado e caiu no chão.
 
A punição passa a contar a partir de 6 de dezembro e durante o período ele terá o salário suspenso. Também conforme a Controladoria Geral do Estado (CGE), o servidor também está sujeito a ser prejudicado com a contagem de tempo para progressão e licença-prêmio.  
 
Na época dos acontecimentos, três dias depois do caso ganhar repercussão, o policial chegou a pedir perdão à vítima e à família. Ele alegou sobrecarga e pressão no trabalho por gritar e empurrar o idoso.
 
Contudo, a família de Vitalino recorreu à Justiça e o juiz do 3º Juizado Especial Cível de Cuiabá, Anderson Luiz do Nascimento da Silva, condenou o investigador a indenizar o idoso por danos morais no valor de R$ 15 mil.
 
Conforme o processo administrativo disciplinar, cujo resultado foi publicado em Diário Oficial do Estado, o policial civil cometeu várias infrações disciplinares que violam o Estatuto da Polícia Civil como zelar pela valorização da função policial e pelo respeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana; exibir desnecessariamente arma de fogo, distintivo ou algema;  valer-se do cargo com o fim, ostensivo ou velado, de obter proveito de qualquer natureza, para si ou para terceiro, se o fato não tipificar falta mais grave; praticar qualquer outro fato definido como contravenção penal ou crime de menor potencial ofensivo, dentre outras.
 
 Imprimir