Imprimir

Imprimir Notícia

15/12/2021 às 21:36

5G primeiro nas pequenas e médias cidades

Leiagora

Por meio de parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) cidades de menor e médio porte poderão ter acesso instalação da rede 5G antes das grandes metrópoles. A informação é da Folhapress.
 
Cinco cidades já aderiram ao programa Conecta5G, que será lançado nesta quinta-feira (16) pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), em Natal, capital de seu estado. Também integram o programa Curitiba (PR), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul (SC).
 
Os postes 5G dessas localidades sofrerão uma adaptação. A Nokia, uma das principais fabricantes de equipamentos 5G do mundo, e a Juganu desenvolveram uma tecnologia que embute os chips 5G da Qualcomm nas lâmpadas. A solução tecnológica, patrocinada pela Abdi, transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como Wi-fi o sinal do 5G.
 
A ideia com a parceria é que as prefeituras construam suas redes de cabos e fibras ópticas e possam até oferecer essa infraestrutura para as operadoras que arremataram as frequências de 5G no leilão ocorrido no início de novembro.
 
 Imprimir