Imprimir

Imprimir Notícia

26/12/2021 às 16:53

Secretaria alerta sobre aumento dos casos de influenza em Cuiabá

Leiagora

Diante do aumento dos casos de Influenza e busca dos serviços de saúde em Cuiabá no mês de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) emite o presente alerta para a doença.

A gripe, ou influenza sazonal, é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D.
 
O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias. Apresenta febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, dor na garganta, dor nas juntas, fraqueza, secreção nasal excessiva e tosse seca, podendo ter ainda diarréia, vômitos, fadiga, rouquidão, olhos vermelhos e lacrimejantes.  
A febre (temperatura igual ou superior a 37,8°C) é o sintoma mais importante e tem duração em torno de 2 ou 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução.
 
Algumas condições possuem maior risco de desenvolver complicações: idade acima de 60 anos ou abaixo de 2 anos; gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas; população indígena aldeada; e indivíduos com doença crônica.
 
 
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus Influenza, a melhor maneira de se prevenir contra a doença é os vacinar-se anualmente, principalmente os grupos prioritários, e que sejam adotadas medidas gerais de prevenção e controle, tais como frequente higienização das mãos; utilizar lenço descartável para higiene do nariz; cobrir nariz e boca quando espirrar e/ou tossir e higienizar as mãos após tossir e/ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou garrafas; dentre outros.
 
 O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas:
 
-  Dificuldade para respirar;
-  Lábios com coloração azulada ou arroxeada;
-  Dor ou pressão abdominal ou no peito;
-  Tontura, vertigem ou confusão mental;
-  Vômito persistente;
-  Convulsão e/ou
-  demais sintomas em quadro de agravamento.
 
 Imprimir