Imprimir

Imprimir Notícia

30/12/2021 às 09:54

Estradas viram rios em municípios; duas cidades decretam emergência

Denise Soares

Dois municípios afetados por chuvas nos últimos dias estão sem acesso por meio de estradas e os moradores sofrem com alagamentos e até falta de energia. Duas cidades mato-grossenses decretaram situação de emergência: Santa Terezinha e Confresa.
 
Mato Grosso está em alerta laranja, até esta quinta-feira (30), para chuvas fortes entre 30 a 60 milímetros por hora, além de ventos que ultrapassam 100 km/h.
 
Quando a classificação está em laranja, há risco de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
 
De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel Luís Cláudio Pereira da Cruz, no final de semana, a cidade de Santa Terezinha registrou danos em pontes, comunidades ficaram isoladas por causa das tempestades.
 
Uma equipe da Defesa Civil foi até a cidade na segunda-feira (27) para levantar os prejuízos e dar apoio aos moradores. A equipe permaneceu na região até quarta-feira (29) e foi para Confresa nesta quinta-feira.
 
Já Confresa declarou situação de emergência nas diversas áreas rurais do município afetadas pelas tempestades que vem ocorrendo no município há uma semana.
 
As chuvas causaram diversos estragos: pontes danificadas, estradas de terra com erosão e casas inundadas em diversos pontos.
 
“O trabalho da Defesa Civil é prestar esse apoio e assessoria técnica para decretar a situação de emergência, buscar os meios necessários e suporte para dar apoio ao município, além de mobilizar os órgãos em caso de pessoas em situação de risco”, disse Cruz ao Leiagora.
 
Há registro de chuvas fortes em Paranatinga, Barra do Bugres e outras cidades próximas que estão em alerta, mas não decretaram situação de emergência.
 
O decreto possibilita transferências dos recursos da União aos órgãos e entidades dos estados, Distrito Federal e municípios para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de respostas e de recuperações de áreas.
 
A Energisa, concessionária de energia em Mato Grosso, disse que está estado de atenção em virtude de temporais na região do Araguaia, em Mato Grosso.
 
Atualmente sete regiões estão sem acesso por estradas, mas apenas duas estão sem energia, em Canarana e Santa Terezinha, com 44 propriedades afetadas e isoladas por cheias.
 
"Numa situação como essa, a segurança é fundamental. Nossas equipes estão na região, mas é quase impossível passar por estradas que viraram rios. Nossa preocupação maior é atender essas famílias que estão isoladas pelas cheias, destacou o gerente de operações da Energisa Mato Grosso, José Nelson Quadrado Junior.
 
 Imprimir