Imprimir

Imprimir Notícia

30/12/2021 às 17:36

Consórcio do VLT critica governo após publicação de edital do BRT

Kamila Arruda

Após a publicação do edital para contratação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) para atender a demanda de Cuiabá e Várzea Grande, o Consórcio VLT veio a público externar a sua indignação com o fato. Para a empresa, o Governo do Estado contrariou todo o alerta público feito por renomadas entidades setoriais ao efetivar a troca do modal de transporte sem projeto executivo.

Além disso, expõe a indignação com o fato de que o Executivo já possui em mãos toda a estrutura, suporte financeiro e informações técnicas necessárias para concluir a implantação do VLT.

“Não há, por qualquer ângulo que se analise a questão, justificativa plausível para impedir a população de Cuiabá e Várzea Grande de usufruir um modal seguro e moderno como é o VLT, amplamente utilizado em diversas cidades do mundo e do Brasil, em destaque, nas cidades do Rio de Janeiro e Santos, por outro ultrapassado e que já possui estudos em andamento para a substituição em diversas cidades onde foi implantado”, reclamou o consórcio em uma carta aberta divulgada nesta quinta-feira (30).

O processo licitatório para a contratação das obras do BRT foi lançado pelo Governo do Estado no último dia 13. A concorrência será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), do tipo menor preço.

A abertura das propostas está marcada para o dia 27 de janeiro de 2022, na sede da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

A obra está orçada em R$ 480.500.531,82, valor que compreende a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras de implantação do corredor do BRT. 
 
 Imprimir