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03/01/2022 às 11:56 | Atualizada: 03/01/2022 às 12:03

Em manifesto contra banco Bradesco, pecuaristas fazem churrasco em agência

Paulo Henrique Fanaia

Na manhã desta segunda-feira (3), pecuaristas ligados ao Sindicato Rural de Cuiabá, Nelore Mato Grosso, Acrimat e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu realizaram um protesto em frente ao banco Bradesco, localizado na Rua Barão de Melgaço, em Cuiabá. O ato é em repúdio a um vídeo divulgado pelo banco no dia 23 de dezembro, em que influencers digitais recomendam diminuir o consumo da carne bovina para reduzir a emissão de carbono na atmosfera.
 
Um grande churrasco foi organizado e na calçada, espetinhos foram distribuídos a todas as pessoas que passavam pelo local.
 
Nas redes sociais, o banco Bradesco divulgou uma campanha em que três influencers digitais davam dicas para evitar a emissão de carbono na atmosfera. Uma das dicas foi aderir ao movimento “Segunda sem Carne”. De acordo com a campanha publicitária, o rebanho bovino contribui com a emissão do carbono.
 
Indignados com a publicação, pecuaristas repudiaram a campanha do banco e convocaram a manifestação intitulada “Segunda com Carne”. Em nota oficial, o Sindicato Rural de Cuiabá pediu respeito à pecuária nacional e ao trabalho realizado pelos pecuaristas do estado: “Com o maior rebanho bovino do país e com a grande responsabilidade de alimentar o planeta, não podemos admitir ações que denigram o trabalho da pecuária brasileira”, diz a nota de convocação do ato publicado na página oficial do Sindicato Rural de Cuiabá.
 
Em entrevista à imprensa, o diretor do Sindicato Rural, Jorge Pires de Miranda defendeu o setor pecuário e diz que a classe não pode ser taxada como a grande vilã quanto à emissão do carbono. “Porque somos taxados como vilões se o setor do agronegócio brasileiro é o setor que mais traz satisfação e alegria para o Brasil? O Brasil é respeitado no mundo todo por ser um grande exportador de alimentos. O Brasil sabe a contribuição do agro para o país”, diz o diretor.
 
Manifestações também estão sendo realizadas em Rondonópolis (220 km de Cuiabá) e no estado do Tocantins.
 
Em resposta, o Bradesco retirou a campanha publicitária das redes sociais e tressaltou que sempre apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Disse também que a posição dos influencers digitais que aparecem na campanha publicitária não representa a visão da empresa quanto ao consumo de carne bovina e que ações admirativas estão sendo tomadas.
 

 
 
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