Imprimir

Imprimir Notícia

13/01/2022 às 08:16 | Atualizada: 13/01/2022 às 08:27

Max não acredita em federalização entre PSB e PT

Kamila Arruda

O deputado estadual Max Russi, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Mato Grosso, não acredita na possibilidade de federalização nacional da agremiação com o Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar de a medida ser cogitada por lideranças nacionais, o parlamentar não vê futuro nessa “união” de forças devido às diferenças políticas e ideológicas das legendas.

O tema vem sendo discutido desde o final do ano passado. Segundo Russi, a decisão será tomada no próximo mês. “Não está confirmado, mas é uma discussão que não se está chegando a um entendimento”, afirmou.

O deputado explica que as divergências são com relação às candidaturas majoritárias estaduais. Isso, porque o PSB tem algumas candidaturas a governos que são tratadas como prioritárias, como é o caso dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco.

No entanto, o PT tem o projeto de lançar candidatos em todos os estados a fim de potencializar a eleição para presidente da República.

“Quando você federaliza, tem que estar nas eleições municipais juntos. Então, pelo o que tenho visto, o entendimento está caminhando para não haver federação, mas até o mês que vem teremos essa certeza”, completou.

Aprovada pelo Congresso Nacional em setembro do ano passado, a nova regra permite que dois ou mais partidos formem uma federação para atuar de forma conjunta, por quatro anos nas esferas municipal, estadual e federal. Para valer, os partidos precisam aprovar a federação.
 
 Imprimir