Imprimir

Imprimir Notícia

13/01/2022 às 12:00

Após tragédia em Capitólio, MT fará lista de pontos turísticos que oferecem risco

Denise Soares

O governo de Mato Grosso fará uma lista de pontos turísticos que possam oferecer riscos a visitantes. A medida está sendo discutida ao longo da semana entre os estados, representantes do setor e o Ministério do Turismo.
 
Segundo o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, todos os estados receberam a incumbência de informar quais as áreas turísticas que apresentam algum tipo de risco geológico. 
 
A Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso está elaborando a relação de municípios e irá encaminhar o documento ao representante do Serviço Geológico do Brasil em Mato Grosso (CPRM), Anderson Alves Souza.
 
A expectativa é de que o documento seja entregue nos próximos dias. A ideia é adotar ações que busquem reduzir a incidência de acidentes como o ocorrido recentemente na região de Capitólio (MG). A queda de um paredão causou a morte de 10 turistas.
 
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) afirmou que 500 municípios brasileiros já possuem mapeamento de riscos geológicos e elogiou a iniciativa de cruzar esses dados com os destinos turísticos.
 
Portão do Inferno
 
Nesta semana, após vistoria, a Defesa Civil de Mato Grosso afastou a possibilidade de desmoronamento no Portão do Inferno, na Chapada dos Guimarães, e região. O tema foi tratado durante uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (10).
 
A vistoria foi realizada por uma equipe técnica no início da tarde. Além da Defesa Civil também participam da reunião representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Corpo de Bombeiros.
 
 Imprimir