Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2022 às 14:32 | Atualizada: 14/01/2022 às 18:20

Diamantino decreta toque de recolher e Santa Cruz do Xingu limita comércio

Paulo Henrique Fanaia

Mais duas cidades do interior de Mato Grosso reforçaram as medidas restritivas para combater o avanço da pandemia de covid-19 e os casos de influenza H3N2.

Nessa quinta-feira (13), Diamantino (202 km de Cuiabá) e Santa Cruz do Xingu (1.068 km de Cuiabá), editaram decretos e portarias em que estabelecem medidas que vão desde ao toque de recolher à proibição de aglomeração e apresentação de comprovante de vacinação em pontos turísticos da cidade.
 
Em Diamantino, a Portaria nº 14/2022 decretou o fechamento das portas da prefeitura por cinco dias (de 13 a 17 de janeiro). Neste período, as atividades serão realizadas de forma remota por meio de teletrabalho. No mesmo dia, o prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) também assinou o Decreto n. 14, que estabelece as medidas restritivas que devem ser cumpridas pela população.
 
Visando combater o avanço da variante Ômicron, o decreto que tem validade de 10 dias determina toque de recolher das 01h às 05h, exceto para as atividades e trabalhadores essenciais. Bares e restaurantes poderão funcionar desde que cumpram o distanciamento social entre as mesas e seguindo as regras sanitárias. Shows com música ao vivo, festas com som automotivo e outros eventos que causem aglomeração ficam proibidos.
 
De acordo com os dados fornecidos pela Prefeitura de Diamantino, em apenas uma semana, a cidade teve um aumento de casos expressivos com 95 pessoas confirmadas para covid-19. Para se ter uma ideia, no dia 5 de janeiro, o total de casos positivos, desde o início da pandemia, era de 2.894. Já no dia 12 de janeiro, data do último boletim epidemiológico atualizado, os casos confirmados saltaram para 2.989.
 
Em Santa Cruz do Xingu, o Decreto Municipal nº 004/2022 tem validade até o dia 31 de janeiro e determina o isolamento domiciliar de pacientes positivados para covid-19, quarentena obrigatória para pacientes sintomáticos em casos de suspeita da doença e também isolamento domiciliar para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco.
 
Atividades de lazer que causem aglomeração como partidas de futebol, também estão proibidas. O comércio poderá funcionar das 06h às 21h de segunda a sábado e das 06h às 12h no domingo, devendo respeitar as regras sanitárias de distanciamento e limitando o fluxo de pessoas em 50% da capacidade máxima. Eventos e confraternizações ficam proibidos.
 
Os turistas que frequentam os pesqueiros da região deverão apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo para a covid-19. Os órgãos públicos poderão funcionar desde que reduzam o fluxo de atendimento para 50% da capacidade.
 
Estabelecimentos que não cumprirem o decreto poderão ser multados no valor de R$ 10 mil e podem ficar impedidos de funcionar pelo prazo de cinco dias. Já as pessoas que descumprirem as medidas podem ser multadas em R$ 500.
 
A cidade também teve aumento de casos de covid-19, sendo que no dia 4 de janeiro eram apenas 4 pessoas confirmadas com covid. Já no dia 14 de janeiro, 15 pessoas já estavam contaminadas.
 
 Imprimir