Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2022 às 10:38 | Atualizada: 14/01/2022 às 11:51

Incêndio atinge silo com 150 toneladas de soja e combate leva quase 20 horas

Denise Soares

Um incêndio de grandes proporções atingiu um silo de soja desde a manhã de quinta-feira (13) e seguiu até a manhã desta sexta-feira (14) em uma fazenda em Lucas do Rio Verde. Segundo o Corpo de Bombeiros, o silo está lotado com 150 toneladas de soja e o combate às chamas durou quase 20 horas.
 
O fogo começou por volta de 11h no secador de grãos na propriedade da Amaggi.

As equipes continuarão no local para realizar o rescaldo para apagar todos os focos remanescentes.
 
Por se tratar de um cenário complexo em que se tem dificuldade de acesso e diversos riscos aos militares, às 18h, todo o efetivo de bombeiros militares de Lucas do Rio Verde foi mobilizado para a ocorrência.
 
As equipes elaboraram e executaram diversas estratégias para combater o incêndio, como escoamento dos grãos para isolar o material, fechamento de todos o exaustores para evitar o contato com o oxigênio, dentre outros.
 
No entanto, pelo fato do silo estar totalmente cheio, em uma alta caloria, o material continuava queimando internamente.
 
Os bombeiros trabalharam com duas linhas de mangueiras para resfriar a soja internamente. Já foram realizadas algumas aberturas para melhorar o acesso da água a fim de que as chamas sejam extintas.
 
Foi necessário pedir reforço de bombeiros de Nova Mutum para auxiliar na operação e fazer o revezamento das equipes.

A Amaggi disse, em nota, que as chamas foram contidas e completamente controladas. Não houve vítimas e as causas do incêndio já estão sendo apuradas.

 
 Imprimir