Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2022 às 13:20 | Atualizada: 14/01/2022 às 13:27

Menino indígena de MT é a 1ª criança a ser vacinada contra covid no país

Metrópoles

Aos 8 anos, Davi Seremramiwe – que é um indígena da etnia Xavante e tem deficiência motora –, foi a primeira criança a ser imunizada contra a Covid-19 no Brasil. A imunização foi feita em São Paulo, em evento simbólico realizado nesta sexta-feira (14) pelo governo de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, zona oeste da capital.

Ele é nascido na tribo Xavante, do estado do Mato Grosso, e possui uma condição de saúde neurológica que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Ele mora em Piracicaba, interior do estado.

O pai de Davi, cacique Jurandir Seremramiwe, participou da cerimônia por videoconferência.

“Estou muito feliz de ver ele tomar a primeira dose, como um exemplo para a criançada de 5 a 11 anos. Que o resto do Brasil possa fazer esta campanha para que amanhã tenhamos alegria, sorriso e saúde em primeiro lugar. Vacina é importante. E que nós tenhamos toda a criançada 100% vacinada”, disse.

O governador João Doria (PSDB) afirmou que “este é um dia histórico para o estado e para o país”.

Além de Davi, foram vacinados: Caue Henrique dos Santos, 11, que tem síndrome de Down; Luis Felipe Barbosa, 11, que é quilombola e tem síndrome de Down; Valentina Moreira, 6, que fez transplante de rim; Leonardo Martinez, 5 anos, com síndrome de Down; Caio Emanoel de Oliveira, 10, que fez transplante de rim; e Grasiele de Oliveira, 8, que tem síndrome de Down.

Os postos paulistas começam a imunizar as crianças de 5 a 11 anos na segunda-feira (17).

Os critérios a serem adotados na campanha serão definidos em âmbito municipal, mas o estado já recomendou que, assim como ocorrerá na capital, sejam priorizadas as crianças quilombolas, indígenas e com comorbidades ou deficiências.

A pesquisadora Fernanda Viegas Reichardt tem a guarda legal de Davi, e contou ao Metrópoles que o menino é acompanhado pela médica Magda Carneiro Sampaio. Foi a médica quem fez a ponte com o governo para que Davi fosse a primeira criança a ser vacinada.

Doses em MT

Mato Grosso vai receber 23 mil doses de vacina da Pfizer para imunização contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. As doses estavam previstas para chegarem às 8h30 desta sexta-feira (14), mas, após mudança da programação por parte do Governo Federal, a previsão é para que a nova remessa chegue às 16h15 desta sexta, no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
 
 Imprimir