Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2022 às 15:20 | Atualizada: 14/01/2022 às 15:23

Com alta demanda, testes rápidos de covid acabam em laboratórios e farmácias de Cuiabá

Angélica Callejas

Alguns laboratórios e farmácias de Cuiabá já estão suspendendo a realização de testes de detecção da covid-19 em razão da falta de insumos. Nesses locais, assim como na rede pública de saúde, longas filas se formam de pessoas em busca do exame.

Ao Leiagora, Bruno Marchetto relata que chegou a passar por três estabelecimentos diferentes e, ainda assim, não encontrou o teste de antígeno. Na manhã desta sexta-feira (14), ele e sua esposa fizeram praticamente um tour pela Capital à procura do teste.

“Tentamos primeiramente o drive do Inac, mas estava uma fila imensa. Depois tentamos a farmácia Pague Menos, onde pegamos uma senha, porém um senhor que estava lá com senha anterior a nossa, disse que estava esperando há uma hora. Então decidimos ir para a Clinilab. Lá não tinha fila, mas tinha acabado o [teste de] antígeno, e só tinha disponível o PCR”, contou.

O laboratório Clinilab informou que a escassez
de testes de antígeno ocorre em nível nacional. Apesar de terem se preparado para uma alta na demanda, a empresa não esperava por 700% de aumento, que foi o que houve ainda no mês de dezembro.

"Era esperado, mas não da forma que está. Acredito que hoje não há nenhum fornecedor com teste disponível em estoque", reportou a Clinilab.

Na mesma situação está o laboratório Cedic Cedilab, que programou mensagem automática nos telefones de contato da empresa, ressaltando sobre a alta na demanda dos testes e que, no momento, não existe agendamento para esse procedimento.
 
 Imprimir