Imprimir

Imprimir Notícia

19/01/2022 às 17:25

Governo Federal libera recursos para construção de duas ferrovias em MT

Kamila Arruda

O contrato para criação de duas novas ferrovias em Mato Grosso foi assinado pelo Governo Federal com as empresas Rumo Logística S/A e VLI Multimodal S/A. A formalização entre o Poder Executivo e as empresas que pleitearam a criação de ferrovias próprias foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (18).

Além de Mato Grosso, outros 11 estados brasileiros também serão contemplados nesse pacote. Trata-se de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Em Mato Grosso, o projeto faz parte do programa Pro Trilhos e prevê a construção de 1.016 km, dividido em duas linhas paralelas. Os trechos irão conectar o município de Água Boa (730 km leste de Cuiabá) a Lucas do Rio Verde (354 km ao norte).

A estimativa é que para a construção dos novos trilhos sejam investidos R$ 102,3 bilhões.

Além dessas duas linhas, o Estado ainda deverá contar nos próximos anos com uma Ferrovia Estadual. Com investimento previsto de R$ 11 bilhões, a nova ferrovia será construída com investimentos 100% privados, da empresa Rumo S/A.

Leia também - Ferrovia Estadual irá beneficiar 26 municípios que concentram 41% da produção de grãos


Ao Governo do Estado, cabe a autorização para o empreendimento e o papel de fiscalizar as obras e as operações. Os trilhos vão ligar Lucas do Rio Verde e Cuiabá ao terminal de Rondonópolis, de onde a produção poderá seguir até o porto de Santos.

A previsão é que as obras comecem em 2022 e que o trecho entre Cuiabá e Rondonópolis seja entregue em 2025, enquanto a operação entre Lucas do Rio Verde e Cuiabá deve começar em 2028.
 
 Imprimir