Imprimir

Imprimir Notícia

27/01/2022 às 10:10 | Atualizada: 27/01/2022 às 10:53

Covid afasta 40 profissionais da saúde em Lucas do Rio Verde

Leiagora

Diante do crescente aumento dos casos de covid e síndromes gripais em Lucas do Rio Verde, a prefeitura decidiu adotar, de forma emergencial, novas medidas em relação aos atendimentos ofertados à população.

Por conta da alta nesses casos, o quadro de servidores públicos da saúde também foi afetado e os serviços precisaram ser alterados.

Atualmente, cerca de 40 profissionais da Saúde, dos PSFs e PAM, estão afastados com covid.

Com o afastamento destes profissionais, que precisam cumprir o prazo de isolamento, em algumas unidades o atendimento pode acabar sendo mais lento. Por este motivo, as seguintes medidas foram adotadas:

Atendimento nos PSFs
Desde quarta-feira (26), os atendimentos nas unidades básicas de saúde (PSFs) serão realizados de forma diferente, que passam a atender casos específicos em cada período para otimizar e agilizar os processos.

Manhã – 7h às 11h:
- Atendimento de demandas gerais – não relacionadas à Covid-19 e/ou síndromes gripais, com prioridade para gestantes, hipertensos e diabéticos em ajuste medicamentoso, urgências e puericultura (priorizando primeira consulta).
- Abertura das salas de vacina, conforme escala, respeitando as unidades com vacinas Covid e outras vacinas de rotina.
- Curativos e procedimentos.
- Atendimento odontológico – urgências clínicas, gestantes e puericultura e teste da linguinha.

Tarde – 13h às 17h:
- Testagem para Covid-19
- Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, sejam Covid ou não – serão encaminhados ao PAM somente os pacientes com agravamento do quadro clínico.
- Atendimento odontológico – urgências em pacientes sintomáticos respiratórios.
- Urgências e emergências – atendimento inicial com posterior encaminhamento ao PAM ou HSL.

Os casos gripais identificados no município são considerados brandos, porém o isolamento para quem contrair alguma cepa ou gripe deve ser mantido.

Fiscalização  

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito também adotou medidas, em conjunto com as demais forças de segurança, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, para auxiliar nas fiscalizações no município.

O foco das ações será o cumprimento das medidas mais básicas de prevenção, como uso de máscara corretamente, distanciamento social e higienização de mãos e ambientes em locais com maior circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
 
 Imprimir